sábado, 4 de dezembro de 2010

La Fura dels Baus - São Paulo (texto revisto em 05/12/2010)

Após algo como 15 anos de espera, finalmente tenho a oportunidade de conhecer La Fura dels Baus.

Desde sua última apresentação em Sampa, espero ansioso pela volta da trupe. Sério, de tempos em tempos flagrava-me pensando neles, relembrando-me da apresentação que não vi, ou reconhecendo influências em outros.

Isso há mais de uma década, no mínimo 15 anos. Poderia jurar 20 anos, mas, matematicamente não bate esse número...

Bem, La Fura esteve por aqui, há um par de horas atrás.

Resultado: um tanto decepcionante.

Bem... a Cielo contratou uma performance, nomeada 'Cielo Arte', com 'pegada' pop, para o grande público.

[Atenção, o texto abaixo foi escrito com base no que eu havia lido na mídia. É importante que leiam o comentário de um dos voluntários, Yuri Kummer]

Ainda, da trupe somente 13 integrantes estavam por aqui. Os mais de 40 (valiosíssimos) componentes-extra eram voluntários brasileiros dos quais exigiu-se somente 'conhecimentos básicos circenses' (não dá para esperar grandes performances com esse pré-requisito).

O resultado foi chocho, com muitas partes até entediantes.

Porém, mesmo com seus altos e baixos, valeu a pena.

Não desisti do Fura, pelo contrário! Ainda espero vê-los em sua completitude, 100% porrada.

Para quem não conhece, o site oficial: http://lafura.com/web/index.html

Seguem os registros do dia.

Um comentário:

  1. Caro Marcus, queria lhe esclarecer alguns pontos em teu texto em que aposto que foi lido na Folha de São Paulo (alias uma infeliz critica de algo muito mau informado). Meu nome é Yuri Cumer e fui um dos 78 voluntários a participar deste espetáculo. Primeiro que nenhum integrante da LA FURA DELS BAUS atuou no espetáculo, eles foram os diretores do mesmo, então todas as cenas que viu foram dirigidas por eles e feita pelos voluntários. Todos os 78 foram pré-selecionados através envio de curriculo de suas esperiencias desde circences (acrobatas, pernas-de-pau, pirofagistas e palhaços) até atores e bailarinos. Foram 5 dias de ensaios e seleção dos elementos em que cada voluntario se encaixaria (Roda, Gigante, Defumador e Oroboros) e a rede humana que foi feita por quase todos os voluntários. Bom, é isso, queria deixar essas informações para que você saiba como foi realmente e não como jornais ou meios de comunicação falam. Qualquer dúvida que tenha pode perguntar a vontade no email yuri.kummer@gmail.com. Abraços!
    Ps: As Fotos ficaram muito boas!

    ResponderExcluir