sábado, 5 de dezembro de 2009

Fotos desde España - Parte uno

A cada duas décadas e meia, na primeira lua nova do outono, uma virgem em sua primeira menarca e já prometida a nobre e reto senhor sobe ao topo do mais alto dos fiordes da Noruega e pede por sabedoria aos homens, garantindo o início de novo ciclo no frágil equilíbrio entre paz e guerra, impedindo que nós macacos-com-poder cometamos o ato derradeiro.

Então, o inesperado acontece, de diversas formas.

Um profissional de perfil técnico, sem titulações, com pouquíssima vivência n'A Academia, pode chegar a ser convidado a compor equipe multidisciplinar em visita a importante universidade na Espanha.

Fato único que, como (in)esperado, tornou-se verdade.

Santa virgenzinha!

Eu, com meu muito humilde currículo fui convidado a acompanhar nobres e acadêmicos colegas a uma visita à Universidad Politécnica de Valencia para conhecermos in-loco a utilização de um software de Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Aproveitando o momento, iríamos antes para Pamplona atender ao encontro anual de usuários da Espanha dessa solução.

Duas cidades em uma viagem.

Muito trabalho pela frente, claro, sem dúvidas. Mas muitas fotos também!

Bem, fui, voltei, e agora tenho a tarefa de separar, catalogar, tratar, escrever texto sobre, e publicar no meu blog o melhor das 1.300 imagens que cometi nos sete dias da viagem.

1.300 fotos... fui à Patagônia, fiquei cinco dias, voltei com somente 950 delas... loucura!

Não farei como fiz com a Patagônia, de aos poucos escrever os posts para só depois de sete meses publicá-los.

Nas próximas semanas, em lotes, jogarei para o blog o que já estiver pronto para degustação dos amigos. Claro, avisarei sempre que houver novidades.

Seguem hoje os primeiros dos posts.

Aguardem, há muita coisa boa no saco de onde essas sairam.

Em tempo: não, não falo espanhol. Só portunhol, e foi suficiente...

Ainda em tempo: acrescentei uma máquina ao meu arsenal.

Por módicos, míseros até, 100 euros (270 reais), comprei uma Canon PowerShot A590IS.

Compacta, de corpo de 'prástico', estava lá no mostruário de uma loja com jeito de 'saldão'. Sei lá, na hora bateu uma sensação esquisita de que eu deveria comprá-la.

A melhor câmera compacta que já caiu na minha mão! De volta, pesquisando na net, há um consenso confirmando isso.

Como esperado em sua categoria, há muita granulação em ISOs altos. Ainda, usa pilhas AA normais e parece ser frágil demais.

De resto, é perfeita. Ela de fábrica permite uma série de controles que não existem em máquinas das outras marcas.

De fábrica...

Depois, em casa...

Um grupo de aficionados mantem um software que estende os controles e capacidades de câmeras Canon (CHDK - The Canon Hacker's Development Kit, link aqui).

Entre milhares de operações e ajustes (inclusive, pasmém, jogos), minha máquina passou a gravar imagens em RAW mode (!!!), com todos os pixels registrados, sem perdas pela conversão para JPG.

Estou nos céus.

Ainda saio com a Cybershot, mas só para o caso de acabarem as pilhas...

Bem, vamos às imagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário