quarta-feira, 29 de abril de 2009

Patagônia

Durante as festas de fim-de-ano de 2008 passado presenteei-me com uma viagem à Patagônia Argentina.

Preparei-me para uma experiência contemplativa e única em meio a paisagens ainda virgens quase no fim do mundo. Acompanhou-me uma grande amiga e confidente em nossa primeira grande viagem juntos.

A expectativa era grande, enorme, e, ao final, mostrou-se absurdamente tímida frente ao que conheci, ao que experimentei.

Claro, registrei, muito. Porém, por melhores os ângulos, por mais apurado o olhar, não transmitem-se os cheiros, sons, sensações. O friozinho gostoso do verão na porção mais austral das Américas.

No total, foram mais de 800 registros. Após quatro meses enrolando, finalmente finalizei a seleção, tratamento e, o principal, os textos (afinal, esse espaço ainda é um BLOG, não um foto log).

Os fantásticos colegas que lá conheci já devem até ter desistido de esperar a publicação desses posts, que com tanta ênfase propagandeei. Desculpem-me pela demora caros amigos, aqui estão.

Rapidinho, sobre viagens à Patagônia; há duas experiências distintas possíveis:

No verão, temperaturas entre 5 e 12 graus, ventos leves, proporcionam acesso à natureza bruta, viagens longas de carro.

No inverno, pesado, com temperaturas negativas e muita neve, a natureza se recolhe e os esportistas de inverno fazem a festa.

Tenham isso em mente ao planejarem uma viagem àquelas paragens.

Conheci duas cidades:

El Calafate

Cidade agradabilíssima e pequena, a noroeste de Ushuaia, a partir da qual visitamos glaciares e algumas paisagens da natureza rasteira daquela região.

No inverno não é recomendado o turismo. A região não oferece pontos de esportes de inverno como em Ushuaia e a neve impede o acesso às regiões afastadas da cidade.

Ushuaia

A cidade do fim-do-mundo. Se alguém tropeçar feio, tomba na Antártida...

Apresentando maior precipitação que na região de El Calafate, a natureza aqui é mais exuberante.

Cidade de maior porte, é muito visitada no inverno e, dizem, apresenta condições para esqui muito melhores que a já batida Bariloche.

Seguem os registros.

Para aumentar a angústia daqueles que querem ver gelo, eu inicio os posts com registros gerais efetuados durante os dias da viagem.

Após essa (longa) introdução, agrupo os registros específicos por dia e atividades.

Divirtam-se!

P.S.: logo, logo, conhecerei a Patagônia chilena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário