quarta-feira, 29 de abril de 2009

Patagônia - Do Carro

Essas são fotos da região de El Calafate, sempre de dentro de um veículo indo a ou voltando de algum lugar.

Nessa região, há o que entendi pronunciar-se 'turbales'. Não encontrei nada no Google com esse nome e a Drica, que vem comentando os posts, talvez possa nos ajudar.

Mas, a história sobre eles. São camadas vivas e mortas de uma espécie de vegetal que vão se acumulando com o passar dos anos e que apresenta muito pouco oxigênio nas camadas inferiores.

Esses campos são explorados economicamente pois o 'turbal' é um bom substituto combustível ao carvão.

Porém, detalhe mais interessante a seu respeito, em suas camadas inferiores não há ação bacteriológica pela ausência de oxigênio. Tecidos vegetais ou animais 'aprisionados' não são decompostos.

Uma edição passada da National Geographics publicou matéria sobre as 'múmias do "turbal"'. Um dos casos: na Irlanda do Norte, um casal subsistia da exploração do 'turbal' que havia, segundo a descrição da guia, no quintal de sua casa (pelo tamanho de um turbal, acredito mais em 'no terreno de sua fazenda'). Belo dia, encontraram um corpo enquanto escavavam e chamaram a polícia para investigar quem poderia ter escondido um assassinato em seu terreno. As investigações mostraram que o corpo estava lá já há mais de três séculos, apesar de aparentar ter sido enterrado poucos anos antes...

Eu me perdi nas fotos e não tenho certeza de que essa abaixo é de um 'turbal'. Ela nem é tão boa... mas vale pela introdução!


Aqui, ao entrar em um parque (onde logo após registraríamos o arco-íris da seção seguinte), verificamos que ao menos naquele dia não precisaríamos nos preocupar em repentinamente sermos aprisionados em meio a um infernos de chamas...


Notem a forma de parábola entre essas montanhas, como se fossem o fundo de uma vasilha. Isso não é fruto do acaso. No passado, lá havia um glaciar que com seu peso e movimento foi escavando as montanhas até assumirem essa forma.

Nos registros de glaciares, quando for apresentado um glaciar ainda inteiro entre montanhas, vocês lembrarão dessa imagem.


Na imagem abaixo a câmera está muito baixa... eu não poderia estar em um veículo no momento... bem, na pré-seleção, ela veio para a pasta 'do carro', então... como não tenho onde mais colocá-la e é uma bela foto, vai ficando por aqui.


Finalizando dois registros cuja razão de existência é puramente estética.


Nenhum comentário:

Postar um comentário